
(Reuters) - Amsterdam terá parque imitando "Fantástica Fábrica de Chocolate"
Empresários e autoridades anunciaram nesta quinta-feira que a capital da Holanda vai ganhar um parque temático dedicado ao chocolate e inspirado no livro infantil "Charlie e a Fábrica de Chocolate", de Roald Dahl.
Exatamente como a fictícia "Fábrica de Chocolate" de Willy Wonka criada pelo escritor, a parte principal do "parque dos doces" será subterrânea, localizada num túnel ferroviário desativado que foi entregue pela prefeitura de Amsterdam em cerimônia realizada na quinta-feira.
Previsto para ser aberto ao público dentro de dois ou três anos, o parque terá um elevador de vidro e uma fonte de chocolate.
Amsterdam é o maior porto importador de cacau do mundo. A cidade processa cerca de 30 por cento do cacau produzido no planeta, vindo de países como Gana e Equador. Ela fornece o ingrediente básico do chocolate, a pasta de cacau, usado pelos maiores fabricantes de chocolate da Europa.
A capital holandesa também é o lugar onde, na década de 1820, Coenraad Johannes van Houten inventou a prensa hidráulica de cacau, que possibilitou a produção do chocolate comestível (até então só existia o chocolate em pó, para uso culinário e em bebidas).
Quem quiser ter uma idéia de como será a aparência do parque "Fábrica de Chocolate" pode clicar sobre "Impressie" no site www.dechocoladefabriek.nl.