terça-feira, janeiro 09, 2007

Arqueólogo: antropólogo que chega tarde demais.

Daqui a mil anos, cientistas encontrarão, enterradas no solo argiloso de Maruanum, no que hoje se conhece por Amapá, uma grande quantidade de utensílios de cerâmica em miniatura, e perguntar-se-ão:
- que porra é essa?
Pois vejam, que fofo: As Louceiras de Maruanum, que sobrevivem de fazer louças a partir da argila do solo local, adotando uma técnica primitiva passada de mãe para filha, costumam oferecer à entidade "Mãe do Barro" as tais miniaturas, acreditando ter sido ela, a "vovó", quem lhes ajudou a encontrar o barro adequado que elas mesmas escavam no chão.
Enterrando as miniaturas dos objetos que pretendem moldar no mesmo buraco de onde tiraram a matéria-prima, elas oferecem:
- Toma, vovó, essa canequinha pra senhora tomar seu café.
- Vovó, essa vasilha é pra senhora comer seu pirãozinho.
- Aqui, vovó, um cinzeirinho pra senhora fumar seu pito.

Daqui a mil anos, isso vai dar o que pensar.

5 comentários:

Anônimo disse...

ihhhhh!
isso transcende a esse aspecto que vc colocou!
é uma forma sutil de não horrorizar determinado tipo de clientela...

qdo eu vou fechar o blog e virar pai de santo eu explico mais!rs

Giulia disse...

Uai, vão pensar que era uma civilização Liliput, ou brinquedinhos, ou uma invasão de mini-alienígenas, ou qualquer outra coisa. A imaginação não tem limites e a coisa mais difícil é acertar na mosca!

Homem-Hipérbole disse...

Daqui a mil anos, a raça humana pode ter diminuido de tamanho também. Já pensou? Mini humanos? Nessa época, quem for a um restaurante francês metido a besta, vai ficar empanturrado de tanta comida!

Homem-Hipérbole disse...

Daqui a mil anos a raça humana poderá ter diminuido de altura também. Já pensou? Mini-humanos? Nessa época, quem for a um restaurante francês metido a besta, vai sair empanturrado!

Anônimo disse...

É o crescimento da civilização-gabiru acompanhando o crescimento do país. Elas são verdadeiras visionárias . E não se preocupe,pois nessa toada, o salário acompanhará o tamanho dos utensílios.
bj