terça-feira, agosto 15, 2006

AINDA SOBRE BLOGUES, NÃO PERCAM:

OOPS, quase deixei passar!
No Hipopótamo Zeno, dia 10/8, sobre a faixa etária média dos blogueiros;
... e no Biajoni, dia 09/08, comentando a matéria da Época, falando sobre a história dos blogues, sobre o Inagaki e dando dicas de outros blogues legais.
Inclusive do novo blogue dele, dois discos, comentando um jurássico e um muderno por semana, segundo a sinopse.
Aproveitem o passeio e vejam os outros posts dos caras!
Ambos transcritos aqui nos comentários, a título de ilustração.

12 comentários:

CrissMyAss disse...

Este é o post do Zeno:

"Viagra com desconto

Como o assunto "blog" (aspas digitais, por favor, segundo Mestre Almirante) anda na "crista da onda" (idem), e como fomos acusados repetidas vezes de "tiozinhos" (idem idem) nos últimos tempos, gostaríamos de requentar marmita e republicar um texto de janeiro de 2004:

Os blogs e a Terceira Idade
Deu no New York Times, edição catatau domingueira de 11 de janeiro de 2004: num artigo – mais um – sobre a onda de blogs que empesteia a Web e a influência deles em novas formas de comportamento adolescente, a autora, Emily Nussbaum, cita projeções da Perseus Development Corporation que apontam para um total aproximado de 10 milhões de blogs mundo afora até o final de 2004, ou 129 Maracanãs lotados, segundo a conhecida unidade de medida brasileira para estatísticas desta magnitude. Do conjunto de blogueiros em atividade hoje, noventa por cento têm idade entre 13 e 29 anos; mais especificamente, 51% têm entre 13 e 19 anos. Em nome dos dez por cento restantes, achamos por bem tomar este momento histórico em nossas mãos e bradar nossas reivindicações: pelos descontos reais e progressivos em farmácias e drogarias! Pela meia-entrada para idosos em todos os eventos culturais, incluindo as aulas de hidroginástica, o show do Iron Maiden e o do Snoop Doggy Dogg! Pela livre circulação da terceira idade não apenas em ônibus e vans, mas também em táxis, vespas e na balsa Guarujá-Bertioga! Velhusco unido jamais será vencido – se o lumbago permitir. Ou ainda: entre nós e a revolução, só a artrite é um real impedimento."

CrissMyAss disse...

E este é o post do Biajoni:

"blogs de americana
(Em minha coluna de ontem no TodoDia)
Existem 50 milhões de weblogs (ou somente "blogs") no mundo. Se você não sabe o que é um blog deve ter passado os últimos dez anos em Marte. Os "diários virtuais" na internet começaram como uma diversão infanto-juvenil; mas a ferramenta era boa demais para ficar na mão apenas da galerinha que contava fofocas, agitava briguinhas e escrevia sobre a angústia de não ser mais nem criança e nem adulto. Sim, ainda existem blogs assim. É possível que seja a maioria deles, mas hoje o blog é um veículo importante para a expressão de artistas, livre-pensadores, jornalistas... Ou de quem mais queira se expressar. A grande mídia está descobrindo agora os blogs; tanto a revista Exame como a Veja já fizeram matérias. Na semana passada foi a vez da revista Época botar os blogs na capa com texto interessante, bons endereços de referência. Parte da matéria pode ser conferida no site da revista (revistaepoca.globo.com), onde se pode conferir um interessante "25 Grandes Momentos da Blogosfera Brasileira", de autoria de um dos maiores blogueiros do País, o jornalista Alexandre Inagaki (pensarenlouquece.com).
Na tal "blogosfera" existe uma brincadeira que diz que quando o adolescente completa 16 anos o pai antenado o pega pelo braço e diz: "Agora está na hora de você começar a ler o Inagaki" - meio como uma espécie de "desvirginamento virtual" do jovenzinho. O Ina, como é mais conhecido, escreve sobre cultura pop, memorabilia televisiva e também faz digressões, poesia, lamentos. Ele se dá esse direito; o blogueiro deve ter personalidade e escrever sobre o que está a fim - não existem regras, padrões ou patrões. Por esse motivo, o suporte "blogs" é o que se conhece de mais subversivo para o artista, para quem gosta de escrever, para quem quer se expressar. A falta até mesmo de uma legislação específica para a internet faz com que blogueiros tenham mais liberdade do que teriam em qualquer outra mídia. A facilidade (montar e cultivar um blog é fácil) e a linkania (um blog linka o outro, criando comunidades que se autoprotegem) faz com que as qualquer pessoa possa ter um veículo como esse, com bom acesso. Em Americana, por exemplo, existem alguns bons blogueiros.
Para ficar em cinco exemplos: Felipe Gava Cardoso (blogdogava.blogspot.com) é sociólogo e começou a postar excelentes textos recentemente; vale a pena ler e comentar. O editor de cultura do TodoDia, Gustavo Brigatti (zipernaboca.blogspot.com) mantém o "Zíper na Boca" com os excessos do que escreve para o jornal e umbiguismo. A Mariana (senoritaeme.blogspot.com) usa o psudônimo "Senhorita Eme" para reclamar da vida e escrever com propriedade sobre os livros que lê. Denis Guimarães (essemundodemeudenis.blogspot.com) alimenta o seu "Esse Mundo de Meu Dênis" com observações sobre futebol e seu cotidiano de homem bonito. A jornalista Núria de Oliveira (nuvensdepalavras.blogspot.com) coloca suas impressões sobre música e devaneios no seu "Nuvens de Palavras". Comece por esses e siga os links que existem neles; conheça o que estão pensando alguns blogueiros americanenses. E comece você mesmo a pensar em um blog. É ótimo como terapia, não exige muito, é de graça e te faz conhecer pessoas. E se você estiver pela rede buscando alguma interação, passe lá no meu blog: www.verbeat.org/blogs/biajoni."

Anônimo disse...

eu nao sabia desse estudo da faixa etaria... escapei por pouco de ficar entre os 90%!rs

eu sou um defensor aguerrido da tese do uso terapeutico de blogs... como diria o pedinte de ônibus: eu podia estar assaltando, matando, estuprando, mas escrevo um blog!rsssssssss

Frederico disse...

Muito do bom esse blog do Zeno. (e vc já leu o "ao mirante, Nelson!" ? bacana.

Anônimo disse...

Sem entrar no mérito da questã, saudamos apenas a inclusão da foto. É a nossa cara.

CrissMyAss disse...

Fofão, né... também adorei. Encontrei essa foto por acaso, e a legenda se referia à Tati Quebra-Barraco, não sei por que...

CrissMyAss disse...

Vi sim, Frederico, é ótimo.
O Almirante, pelo que percebi, é um "must"; frequenta os "blogrols" (nossa, esse vocabulário chique) da nata da inteligentzia da blogosfera, e não à toa.

Camarada Arcanjo disse...

Mas quem é garotinho, garotão, velhaco, velhão ou 3ª idade?... Assumida. rsrrss

Que tal todos confessarem suas idadezinhaaas???
Isso dá certo? Como é que esta senhora americana consolidou esses dados?

Anônimo disse...

pesquisa de faixa etaria no blog da criss?!?!?

eu tenho 33!

;-p

Frederico disse...

ih, então vou botar no meu blogroll... quero ser da nata! :-p
(botar no blogroll? que história é essa?!??!?!?!?)

Anônimo disse...

4.3

Camarada Arcanjo disse...

Versão 5.3, em bom estado de conservação. rsrs