
Por que e para que o governo (ou melhor, o TRE) gasta dinheiro com a campanha Vota Brasil, se não existe a opção Não Votes, Brasil?
Qual a idéia, aqui? O que pretendem com isso? esfregar a hipocrisia deles na nossa cara??
Quanto gastam com essa publicidade inútil? E quem controla essas contas?
Esse dinheiro não poderia ser gasto em outra coisa?
Puta que pariu!!!, vocês não ficam revoltados por:
1. SEREM OBRIGADOS A VOTAR?
2. E NESSES CANDIDATOS???
Recentemente ouvi / li duas argumentações a favor do voto obrigatório:
(a) se o voto não fosse obrigatório, só a elite pseudo-intelectual votaria. O povão mesmo seria alijado do processo, por alienação ou ignorância.
(b) se o voto não fosse obrigatório, o cabresto prevaleceria, pois iriam às urnas apenas aqueles que trocam o voto por dentaduras, os que crêem se beneficiar com medidas assistencialistas/populistas do tipo bolsa-família e ainda os crentes exortados pelos pastores-deputados. A elite iria aproveitar o domingo na praia.
Pelo que vejo, um argumento anula o outro.
Sempre haverá, no meio do povão, muitos alienados que preferirão iconomizá o da passage, ou num tem cum quem dexá as criança, ou ache que votar não adianta nada.
Sempre haverá, na elite, gente que prefira ir à praia, ou que também ache que votar não adianta nada.
Portanto, representantes das duas categorias - que, diga-se de passagem, não são as únicas existentes num país tão grande, igualmente iriam votar ou iriam se abster.
E pasmos, quase somos obrigados mesmo a concluir que votar não adianta nada, pois, afinal, somos governados e representados por ninguém menos que ... as elites pseudo-intelectuais E (no sentido de COM) os populistas oportunistas aproveitadores do povão ingênuo!!!!
No entanto, assim como não se dorme analfabeto e se acorda doutorado, o fim do voto obrigatório nos faria passar por um processo de aprendizado e amadurecimento que seria tão longo e nos custaria tanto sofrimento quanto a nossa capacidade de suportá-los.
A pior herança dos anos oitenta é o imediatismo do nosso povo. Aquele pânico de se viver com juros de 80% ao mês ainda causa impressão, só pode ser.
Achar que as sequelas de séculos de governos totalitários iriam se resolver assim em poucos anos... é ruim!
Acharmos que o governo do PT, aliás, o próprio PT! achar que iria mudar alguma coisa ou iria ele próprio ser diferente... abandonai toda e qualquer esperança,vós que entrais, é o que deveria estar escrito no aeroporto de Brasília... pois não serão apenas necessárias muitas eleições, e sim muitas encarnações para que mudanças fundamentais aconteçam.
O fim do voto obrigatório, depois de passarmos por eventuais alternâncias de poder entre evangélicos, coronéis, líderes sindicais e pseudo-intelectuais (ou seja, more of the same) poderá nos levar um dia a um amadurecimento que consiga obrigar os políticos a se nivelarem mais por cima, a entenderem quando não estão agradando, a precisarem efetivamente trabalhar e fazer alguma coisa concreta pra poderem se eleger.
Preocupante é ver o povo achar que corrupção é mesmo normal e que não é isso que faz de um político bom ou ruim.
Isso ouvimos tanto das elites pseudo-intelectuais quanto do povão por aí.
Preocupante é ver o povo com clara percepção de que impeachment é solução para toda hora e qualquer coisa, e não um recurso extremo e pra lá de embaraçoso.
E mais: Vocês sabiam que custa apenas a bagatela de R$3,51 a multa por não votar? Baratinho.