
Obrigada, Ricardo, pelo mote de hoje.
Falemos sobre o tema proposto pelo Rayol, o qual retransmito sem saber porra nenhuma a respeito, aliás.
É tudo de ouvir falar, hein gente, qualquer coisa reclamem com ele.
Seguinte: Parece que no interior do nosso amado RS, há um grupo de crianças de uma escola que pretende fazer uma interpretação teatral inspirada no Hino Nacional nesta quarta-feira. E isto parece estar causando séria ofensa a certas almas desocupadas, que se levantaram judicialmente contra a idéia, a qual, segundo elas, é algum desrespeito ao símbolo da Pátria.
Ahá! Lembrei na hora de um programa de tv que pretendia pagar uma bolada a quem conseguisse cantar o Hino Nacional inteiro. O bolão acumulava dia a dia e ninguém conseguia cantar a porra (ops) do Hino. Claro que não era pra se inscrever, eram pessoas pescadas a esmo pelas ruas de São Paulo. (Deve ser essa falta de patriotismo dos paulistas a responsável pela maciça votação do Maluf, mas isso é outro assunto...)
Então... não seria melhor que as crianças ao menos TIVESSEM CONTACTO e se familiarizassem com o nosso Hino, de qualquer modo que fosse, para que no futuro não fosse tão difícil encontrar um cidadão que soubesse cantá-lo de cor e - maravilha das maravilhas - compreendesse o seu significado?
Interpretação teatral, vamos combinar, é o Hino Nacional cantado pelos nossos jogadores na Copa: dos 22, onze mexendo a boca e fingindo cantar; dos outros onze que cantam, dois ou três entendendo a letra. Nessa hora não tem ninguém pra reclamar "Palhaçada!". E olha que quando eles ganham, saem correndo enrolados, seminus, na Bandeira Nacional. Horror dos horrores!!
OBSERVAÇÃO:
A menos que a preocupação das senhoras moralistas lá seja para evitar que surjam novas Fafás de Belém... neste caso, onde é que eu assino?
10 comentários:
Se a escola é daquelas do MST, sou contra enxovalhar o hino e a escola deve ser fechada imediatamente.
Se a professora é petista, sou contra enxovalhar o hino e a professora deve ser demitida imediatamente.
Se as "crianças" são maiores de 16 e votam, sou contra enxovalhar o hino.
Sou contra enxovalhar o hino, e pronto!
Agora, preparar uma dramatização baseada no hino nacional com crianças e à elas ensinar o sentido de coletividade e de identificação de grupo pátrio, nossos valores, nossos simbolos, não vejo nada de mal nisso.
Resumindo toda a lelenga, vamos arrumar outro Tancredo e matar.
Notou que evitei o Neves?
Mas que gostei do hino fúnebre da Fafá, gostei.
Strix.
Cá pra nós, tem uma parte do hino em que muita gente espera que alguém, mais patriota, cante primeiro. O problema é que às vezes dá um branco geral.
O que vem primeiro:
Brasil um sonho intenso, um raio vívido... ou
Brasil de amor eterno seja símbolo?
Anda por aí uma versão assim:
Ouvindo do PT promessas flácidas,
O povo estóico vota confiante,
Pensando que reformas muito rápidas,
Fizesse o seu novo governante.
Se o pavor à improbidade
Conseguimos demonstrar com voto forte.
Mas em meio à impunidade,
Desta feita a gente ainda não deu sorte.
Pátria ferrada,
Tu tá tá mesmo com nada...
Brasil, que o Padre eterno fez tão límpido,
Político deixou todo cagado.
Me diga se 'inda existe um estúpido
Que creia em senador e deputado...
E por aí vai...
Peraí... 3 ou 4 nada. NENHUM deles entendem, obviamente, o Hino Nacional. Agora, Cris... "contacto" ?
nevão, bom demais!
Entender o sentido do Hino Nacional?... Você tem razão, Cris, esses caras nem sabem o que estão "mastigando". Aliás, alguém assistiu o Lima Duarte no Roda Viva, falando dos primórdios da televisão? De que havia uma dona em um programa de auditório, daqueles que dão prêmios? Ela respondia tudo sobre... Proust. A mulher era conhecida no Brasil inteiro, as pessoas paravam na rua para indicá-la. E ela respondia sobre Proust! Hoje as pessoas respondem sobre...Xuxa e Sacha. Mas me desculpem! A culpa é da própria mídia, que quer nivelar tudo por baixo para não perder a audiência.
De facto, cometi um acto falho.
Nevão é ótimo.
A Burrice é infinita, cara Clau; Eu vou abordar isso amanhã
Eu não sei o hino de cor inteiro e nem acho importante saber. Mas sei o que ele significa e isto basta.
Postar um comentário