
O resultado da pesquisa de campo, no entanto, aponta na direção oposta!
Meninos, eu vi!!
Diferenças entre os blogues-machos e os blogues-fêmeas:
. Há uma tendência das mulheres serem mais cara-de-pau quando estão afim de flertar nos blogues. Dão em cima legal; se o cara escreve “pum”, ela comenta: “que lindo seu pum”. O cara diz: “casei-me” e ela retruca: “não sou ciumenta”.
. Os homens tendem mais para a crônica, elas mais pra confissão;
. Também há uma maior inclinação das mulheres para entrarem em detalhes e minúcias.
. Comparando blogues confessionais dos dois sexos, elas confessam mais. Pelo blogue, fica-se sabendo o que ela comeu, quem ela pegou, de que jeito, e se gostou. (E elas sempre dizem que gostaram, será??). Algumas dão conta até das suas crises de TPMs.
. Por outro lado, os homens que cultivam blogues confessionais são mais sinceros ou, pelo menos, mais modestos. Não vêem muito problema em narrar o fora que levaram, o mico que pagaram ou, figurativamente, rabiscar palitinhos na parede do seu blogue, representando o número de dias que estão na seca.
. Mulheres também escrevem mais sobre ninharias. Uma indignação causada pela perua que roubou sua vaga no estacionamento do shopping de manhã, na mesma noite ta lá no blogue. O presente que ganhou de amigo-oculto, a empregada queimou sua roupa, a confusão na hora de embarcar num vôo da Varig? Isso rende um post, pra quê que serve o blogue, né messssm?
. Nos blogues-fêmeas dedicados a crônicas, os textos têm um cunho mais pessoal, permeado pela experiência própria. Os blogues-machos tendem a ser mais détachés.
. Tanto assim que, quando um blogue-macho escreve um conto na primeira pessoa, há mulheres, nos comentários, convencidas de que aquilo aconteceu mesmo com ele, ou que ele é ou pensa mesmo daquele modo.
. Incoerentemente, os egos mais egocentricamente ególatras que encontramos na Blogosfera são masculinos (ou quase). Tem uns caras por aí, que pelamordedeus... como se acham! Alguns até escrevem bem. São espirituosos, outros quase geniais. Mas daí a serem os gênios que acreditam ser...
. Engraçado é que muitos destes mini-gênios se conhecem, e mantêm uma distância respeitosa entre si, mais ou menos como aqueles gorilas do Discovery Channel.
. O papel do macho-dominante da blogosfera atualmente parece caber a um certo Alexandre, que não consegue entender como é que até hoje não recebeu o Nobel de Literatura.
. A política, nesta confraria de blogues que se acham, é a da não-agressão: tratar um ao outro com rasgados elogios ou reticentes silêncios.
Em breve: O que os blogues-machos e blogues-fêmeas têm em comum!
34 comentários:
hauhuahauhuahuah
hauhauhauhauhuah
Adorei a pesquisa Criss, mal posso esperar pela segunda parte... ;-)
ah é, né? pois não confesso mais nada! (bem, faço uma derradeira confissão - a verdade extremada, queira ou não: o fato é que nem publico tudo o que aparece por lá; caso contrário, corria o risco da patroa me capar. E logo eu, na boa, que sou o maior-na-minha da paróquia. Fala sérioow...)
ótima análise(para manter o espírito de não-agressão)
As mulheres se referenciam (entre elas), enquanto os homens se ignoram (entre eles). rsrs
Esse post dá pano prá manga..
Essa parte dos elogios gera polêmica... e qdo um visitor macho diz que seu pum é bonito? Tá dando mole?!rsss
A blogosfera é repleta de rasgação de seda... daí a ser mole tem um espaço muito grande!
Qto essa parte dos blogs machos se conhecerem... hmmm... talvez seja pela caracteristica despretenciosa dos mesmos!
Finalizando, a blogosfera tem varios Alexandres! Qual vc se refere?!?!?!rss Eu suspeito quem seja, mas vou logo avisando: NAO CONHEÇO NAO!rsss
Ou seja, a diferença entre os blog-macho e os blog-fêmea é mais ou menos a diferença entre macho e fêmea. Eles mais desapegados, elas mais minuciosas; eles com mais empáfia, elas sempre tão satisfeitas com migalhas. And so on...
Agora, algumas peguntas para as quais gostaria de resposta por puríssima curiosidade: a que horas costumam ler os blogs? a que horas costumam postar? pq em alguns blogs postam sempre e em outros apenas lêem?
heim, heim?
Criss,
Belo insight. Não existe maior prova da diferença (maravilhosa) entre homens e mulheres que a escrita. Lendo vários textos num blog não precisa ter assinatura pra saber qual o sexo do autor. Mas é curioso notar que as mulheres, além de acharem que é algo que ocorreu com o próprio autor, também acham que certas coisas só poderiam ser escritas por uma mulher. Como se o homem fosse incapaz de desvendar o universo feminino. Tirando o Chico Buarque, lógico, que todas aceitam.
agora que eu vi a ilustraçao do post!!!rsss
E eu fico aqui pensando...
Achei a pesquisa de profundo cunho cientifico inclusive as conclusoes. Você realmente se encarnou na análise rs. Só fiquei curioso em saber em qual segmento dos blogues machos fui enquadrado ahahahahaha
1. "Tanto assim que, quando um blogue-macho escreve um conto na primeira pessoa, há mulheres, nos comentários, convencidas de que aquilo aconteceu mesmo com ele, ou que ele é ou pensa mesmo daquele modo." Sim, como sou um pretenso (e muito só pretenso) ficcionista, já vivi isso na pele depois de publicar um conto no blog. Confundir o caráter de um personagem fictício com o caráter do autor é algo que irrita muito; 2. Também gostaria de saber a qual Alexandre você se referiu. Mais até, poderíamos polemizar mais e você dizer quem é quem entre os que se acham (confesso ficar curioso por saber em qual escala você poria minha notória e injustificada egolatria). Mas o post é excelente e fico esperando mais. Melhor, na verdade, achei este post lindoooo... hahahahahaha.
Clau:
Se está gostando da pesquisa, procure em posts anteriores, pois faz tempo que começou - aliás, já está pra terminar. Se puder, responda ou dê sua opinião nos comentários, nunca é tarde!
Obrigada.
Freds,
O "maior-na-minha" da paróquia... mas é o maior alguma coisa.
Acho que tu tá "si achando"!
E esse temor da patroa te capar, que isso, rapaz. Tal perigo inexiste.
Entretanto, sempre é bom praticar o desapego, pelo sim, pelo não.
Ricardo, a categoria do seu blogue deve ser político-revoltado. Embora por essa foto possam erroneamente pensar que é da categoria colarinho branco.
Leandro, um conselho: Não pense muito.
Denise, isso tem que mudar, né não? Tem blogue feminino por aí que me dá até vergonha de ser mulher, falando sério.
Cada assunto mais babaca é alçado a um grau de importância... e cada detalhezinho sórdido que nossasenhora.
Isso quando elas não se arvoram a escrever poemas eróticos.
Mas não culpemos a blogosfera, afinal o espaço é livre e gratuito, lê quem quer. Muito pior os jornais e revistas, que estão cheios de mulheres assim, que ainda ganham dinheiro pra escrever merda.
No fim não entendi direito o que vc quis perguntar. A que hora escrevemos? A que hora lemos? A que hora comentamos? No sentido de "a que horas arranjamos tempo?"
Explica melhor, e podemos fazer disto um novo tema pra pesquisa.
Alguns até escrevem bem. São espirituosos, outros quase geniais. Mas daí a serem os gênios que acreditam ser...
Names, my dear. I want names
rsrssr
mas é o que vc disse mesmo.
Rogério e Sombra
Quem sabe em breve não fazemos o listão dos mais-mais egocêntricos da Blogoland.
Sabe como é, política de boa vizinhança... muitos dos que mais "se acham" são blogues que frequento... sei que de vez em quando eles vêm aqui também; mas em geral não deixam rastros nos comentários, que eles não tão aí pra me dar esse mole, não.
ROGERIO?!?!?! hmmmmmmm...
;-p
Informação relevante!rssss
Fitz, tem razão. Mas com o Chico não se mexe.
Uma vez, depois de um show do Chico, no toalete do Canecão, ouvi uma voz feminina gritar lá de dentro de um dos "reservados", assim:
- Aaaaaaahhhh, mas esse Chico, que tesão de homem maravilhoooooso!!!!!!!!!!
Era uma psiquiatra, mais exatamente a analista de um meu então marido.
Conclusão: TODAS são loucas. Por ele.
Eu tb sou louco por ele. Ele é o cara. ahaha
Eu acho meu blog sensacional. LG acha também. Eu acho o meu blog o melhor. Mas essa é minha opinião. E eu faço, a princípio, pra mim mesmo.
Eu volto uns dias, pra ver o que eu escrevi em Março, e dou gargalhadas. Me divirto. Já os outros, se eles gostam, que bom pra eles, que puderam desfrutar das mesmas emoções que as minhas.
Quem não gosta, pode procurar outra coisa, né? Tem tanta coisa boa na Internéte.
Se isso aqui for repetido, pode apagar... eu não sei se o primeiro que eu mandei foi...
Eu acho meu blog sensacional. LG acha também. Eu acho o meu blog o melhor. Mas essa é minha opinião. E eu faço, a princípio, pra mim mesmo.
Eu volto uns dias, pra ver o que eu escrevi em Março, e dou gargalhadas. Me divirto. Já os outros, se eles gostam, que bom pra eles, que puderam desfrutar das mesmas emoções que as minhas.
Quem não gosta, pode procurar outra coisa, né? Tem tanta coisa boa na Internéte.
É isso mesmo, Cris, saber qual o horário costumeiro da moçada, a habitualidade com que lêem e postam, esses detalhes-tão-pequenos-de-nosotros-bloggers, pura curiosidade minha.
Chico? Ah, sei não. Acho que deve ser muito blá-blá-blá. Não tem cara de mandar bem. 'Naquilo'...
Criss,
Estou com o Serjão, Rayol e s0mbr4:
Names, my dear. I want names
(e para incendiar...)
Tenha a coragem de avaliar os que "se acham"..
Só os blogue-machos! rsrs
Um esclarecimento natureba. Os "gorilas" mantém uma distância respeitosa, como você afirmou, porque eles sabem o estrago que podem fazer ou sofrer.
Portanto, eles observam certas regras e ritos "naturais", até os gorilas do Discovery Channel sabem e fazem isso naturalmente. rsrs
Mas não se engane, Criss. As lutas acontecem.
Cris, enganou-se se tenho que ser rotulado que seja politico-indignado. Afinal sou o indignatus rs
OUTRA DIFERENÇA:
Homens são mais fofoqueiros!!!
Putz, gente, vocês querem ver o circo pegar fuego, hein...
Não, Sombra, não é esse que você pensou, é outro.
O FIM DE UMA UNANIMIDADE...
Denise, COMO ASSIM!?!??!
Será que ele não tá assim com essa bola toda?
Vejamos: Quais as chances de um sessentão, a cara cheia de manguaça desde as onze da manhã, jogando pelada até as três e que depois provavelmente encara uma feijoada com um bando de marmanjos numa roda de samba até as dez da noite, conseguir dar aquelazinha, básica, pra alegrar o seu sabadão?
Tá com a maior pinta de que vai cair roncando no sofá mesmo, e sem tomar banho.
Tem razão, Denise. Deus não dá asa a cobra.
E o Homem Hipérbole acaba de entrar para o rol dos blogues que se acham!
Eu me acho muito! Muito mesmo! Afinal, sou o Homem-Hipérbole, nascido no planeta Hiperbórium (aqui vocês chamam de Júpiter), no centro do país Itu...
É que fiquei com um certo receio (porque medo é coisa de mulher) de perguntar onde eu entro nisso tudo...
Se eu não pensar eu não existo. Só tô obedecendo o homi!
Criss, é por isso que não tenho blog. Prefiro comentar os temas escolhidos pelos blogueiros interessantes. Afinal, ali em cima da caixa está escrito "FAÇA UM COMENTÁRIO". E faço.
Para isso existe a CrissMyAss e tantos outros... Parece que isto não agrada muito aos blogueiros, mas até hoje não recebi reclamações. No máximo, ou no mínimo, indiferença "do tipo" "Quem é ese cara?"
Um abraço pra vocês e pra todos do
Adelino
PS - No fundo no fundo (no bom sentido)todos temos as nossas vaidades. Faça uma provocação assim num post: "RESPONDA, caro blogueiro ou não blogueiro: como você é, qual sua personalidade, defina-se você por você". Garanto que a sua caixa de comentários vai estourar... É normal, é próprio do ser humano.
Oi, Criss, Interessantíssima essa análise por gêneros sexusis!
Postar um comentário